quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS 1

Vamos responder a pergunta que Josiane Fernandes (@Josiebrito) nos fez no twiiter.




@ 
@ O fim de ano me deixou com reumatismo nos ossos.. alguma solução?

Josie, aproveitamos sua pergunta e esclarecemos qual a diferença do reumatismo no sangue do reumatismo nos ossos.


REUMATISMO NO SANGUE

Também conhecida como febre reumática, é uma doença que ataca as articulações, coração e sistemas nervosos, inflamando-os.
Sua causa é uma infecção de garganta causada pela bactéria estreptococo beta-hemolítico, ao qual não recebeu um tratamento ou foi mal curada.
Esta bactéria está por toda parte, principalmente em regiões mais pobres, onde as condições de saneamento básico e moradia são precárias.
A contaminação acontece quando a pessoa contrai o microorganismo e tem uma infecção na garganta. Em cinco ou sete dias seu organismo reage produzindo anticorpos e neutralizando a bactéria. Depois de duas semanas, as pessoas com predisposição para apresentar a febre reumática começa a sentir dores nas articulações dos membros inferiores como joelhos e tornozelos, sendo este o sintoma inicial. A dor pode ser tão intensa, que a criança para de andar. 
Falamos em crianças, porque a doença atinge pessoas de 05 a 15 anos sendo rara após os 20 anos e dificilmente um adulto tem o primeiro surto. Manifesta-se tanto em meninas quanto em meninos.
O mecanismo da lesão seria que, ao mesmo tempo em que atacam a bactéria, os anticorpos agridem as articulações, o coração e o sistema nervoso central em virtude da semelhança que existe entre as estruturas desses tecidos e da bactéria.
É importante saber que não são todas as pessoas infectadas pelo Streptococos que desenvolvem a febre reumática, apenas aquelas que apresentam predisposição genética.
O melhor tratamento para a doença é o uso de antibióticos, como a penicilina. Cabe ressaltar que, o medo infundado à aplicação da penicilina infelizmente tem dificultado o tratamento da doença.

REUMATISMO NOS OSSOS



As doenças reumáticas são inflamações (crônicas ou não) em um ou mais componentes de uma articulação, gerando dores e incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada.
Existem mais de 100 tipos diferentes de doenças que podem ser classificadas como reumáticas. Estas doenças podem atacar pessoas em qualquer idade.






Os tipos mais comuns de reumatismo no Brasil são: a artrite, a artrose, a tendinite, a gota, as dores na coluna e a osteoporose.








Dicas simples para evitar doenças reumáticas




Caminhar utilizando o calçado adequado é o melhor exercício para prevenir os diversos tipos de doenças reumáticas;






Para quem trabalha sentado: manter uma postura correta e, de tempos em tempos, fazer relaxamento muscular e exercícios de alongamentos;











Nas atividades que implicam esforços repetitivos, relaxar e alongar os músculos a intervalos regulares;








Evitar esforços excessivos, e ao levantar pesos, manter a coluna ereta.



@Josiebrito, obrigado pela pergunta, esperamos ter esclarecido sua dúvida. 

Um comentário:

  1. Parabéns grande heitor, bela pesquisa e preocupado com a dúvida alheia ,isso é muito importante, adqueire credibilidade! sucesso sempre!

    ResponderExcluir