terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A FISIOTERAPIA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL





 Existe atualmente uma grande preocupação em melhorar as condições de assistência à mulher durante a gravidez, no parto e após o parto. Apesar disso, muitos profissionais da saúde ainda ignoram as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e outros órgãos que regulamentam o atendimento à grávida de forma humanizada.
As grávidas devem ser preparadas com o objetivo de vivenciar a gravidez e a experiência do parto como um processo fisiológico natural. Isso envolve uma série de cuidados, medidas e atitudes que ultrapassam os procedimentos clínicos rotineiros, envolvendo, desde as informações mais simples até orientações específicas, o preparo físico e psíquico, a inclusão do companheiro durante a gravidez, parto e puerpério.

- Auto-cuidados na gravidez:

A participação da grávida nos cuidados pré-natais garante, assim, um reconhecimento imediato das respostas indesejáveis à gravidez. Os fisioterapeutas, em seu papel de educadores, fornecem informações necessárias para adoção de medidas de cuidados de saúde.

- Prevenção de infecções do trato-urinário:

As infecções do trato-urinário estabelecem um risco para a mãe e para o feto, sendo de grande importância o tratamento dessas infecções.
Um dos cuidados necessários é que a mãe deve-se limpar da região anterior para posterior após urinar ou evacuar, pois o movimento oposto pode transportar bactérias da região retal para o orifício uretral aumentando o risco de infecção.
É importante que a mãe beba de dois a três litros de líquido, podendo ser incluso sumo de framboesa, sendo este um sumo mais ácido que os demais, diminuindo assim o pH do trato urinário, evitando que ocorra o desenvolvimento de vários microorganismos. A mulher grávida deve urinar com freqüência, pois a retenção da urina aumenta o tempo de permanência de bactérias na bexiga.

- Exercícios de Kegel:

Os exercícios de Kegel reforçam os músculos que envolvem os órgãos reprodutores e desenvolvem o tônus muscular, devendo ser realizado no primeiro semestre da gravidez e imediatamente após o parto.
Para começar a fazer os exercícios de Kegel, é importante saber contrair os músculos corretos, identificando-os por um dos três métodos seguintes:
1.       -  Tentar interromper o fluxo de urina quando estiver sentada no sanitário. Se conseguir fazer, significa que está utilizando corretamente os músculos.
2.       Imaginar que está impedindo a saída de gases. Se sentir uma sensação de “puxar”, significa que esses são os músculos corretos.
3.       -   Deitar-se e colocar o dedo dentro da vagina. Contrair como se estivesse interrompendo a saída da urina. Se sentir o seu dedo apertado, significa que está contraindo o músculo pélvico correto.
 -  Durante os exercícios de Kegel, a grávida deve contrair os músculos pélvicos durante 5 segundos e em seguida relaxar, e repetir séries de 10 a 15 vezes, cada vez que fizer os exercícios. Em cada dia a grávida deve utilizar três posições: deitada, sentada e em pé, pois se utilizar as três posições, os músculos ficarão muito mais fortes.

- Cuidados posturais e relaxamento:

Muitas das adaptações maternas à gravidez predispõem dores lombares e possíveis lesões, devido à alteração do centro de gravidade.No sentido de melhorar a postura, podem realizar-se as seguintes atividades:
-     Prevenir e aliviar as dores lombares:

Realizar o exercício da ponte







Alongamentos musculares






Ter uma boa mecânica corporal (utilizar os músculos das pernas para apanhar objetos do chão, fletindo os joelhos e não as costas; Os pés devem manter-se afastados 15-20 cm de modo a obter uma base de apoio sólida e manter o equilíbrio).





Exercícios de inclinação pélvica










-    Para diminuir a curvatura lombar:
       -  Usar uma cinta de gravidez, para apoiar os músculos abdominais;
       -  Quando estiver de pé por longos períodos, colocar um pé em cima de um apoio mais alto e mudar de posição em frequencia;
       - Colocar o acento do carro mais para a frente de forma de que os joelhos fiquem mais fletidos e a um nível superior ao da anca;
       -    Deve-se sentar em cadeiras baixas que permitam ter os dois pés apoiados no chão e de preferência com os joelhos acima do nível de anca;
A posição de decúbito lateral é aconselhada, porque promove a perfusão uterina e a oxigenação fetoplacentaria, ao diminuir a pressão sobre a veia cava ascendente.
Para aliviar e relaxar os músculos dorsais, o fisioterapeuta pode ensinar à mulher alguns exercícios, de forma a aliviar os desconfortos da gravidez, diminuir o stress, potenciar a auto-conscientização e a auto-confiança.


                                                                                            
GINÁSTICA EM CASA: EXERCÍCIOS NA GRAVIDEZ (VÍDEO)





Por Heeitor Machado


5 comentários:

  1. Sohw a matéria, parabéns Heitor, um trabalho muito bem feito! continuem engajados neste projetos pois os frutos serão o que ha de mais belo na profissão! forte abraço ao conectefisio!!!

    ResponderExcluir
  2. òtima postagem Hector e William, espero que continuem assim disseminando conhecimentos e e nos esclarecendo sobre o papel da fisioterapia nas suas diversas areas de atuaçao...Abs!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pessoal. O blog vai estar sempre atualizado. Sempre às quartas e aos domingos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, muito booa. Aliás, o blog vem sempre trazendo conteúdo de qualidade. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Postagem muito boa, me interessei mais por essa...

    As atividades físicas durante a gestação, são fundamentais, os resultados aparecem durante a própria gestação, durante o parto e no pós parto, sempre lembrando a importancia de procurar profissionais da saúde.

    ResponderExcluir