domingo, 23 de janeiro de 2011

Conexão Entrevistas 1: Alípio Jr. (parte 2)

“...sobre tudo fisioterapia é amor, respeito, envolvimento, ser responsável pelo sorriso do próximo, participar de vitórias que não se acreditavam mais...”

Hoje, vamos à segunda parte da entrevista com o fisioterapeuta Alípio Jr. Um mestre que tem dado um enorme apoio a este projeto, nosso maior divulgador e assíduo leitor. A ele nosso obrigado. Vamos ás perguntas:

Pra você o que é fisioterapia?
Este pergunta é de difícil resposta simplificada, pois quando se trata de sentimento as palavras tornam-se insuficientes, mas eu poderia tentar passar um pouco, sobre tudo fisioterapia é amor, respeito, envolvimento, ser responsável pelo sorriso do próximo, participar de vitorias que não se acreditavam mais, fisioterapia.

Quem é o fisioterapeuta?
Acredito que cada pessoa nasce com um dom, ao longo da vida se tiver a oportunidade de desenvolvê-lo sua contribuição a humanidade é significativa, sobre tudo é necessário que se tenha uma visão humana, um comprometimento real e humanizado, o fisioterapeuta em breve resumo é um ser humano que cuida de outro ser humano.

O que é reabilitar?
A palavra reabilitar no dicionário edita-se “sendo um programa terapêutico destinado a ajudar os doentes que tenham sofrido mudanças importantes na vida devido a sofrer uma lesão, doença ou procedimento cirúrgico”. Mas em meu dia a dia não me limito a pensar assim, pois cada paciente que me procura aqui no CIF Manual (Centro Integrado de Fisioterapia Manual) não o vejo como um seguimento apresentando uma disfunção e sim um ser humano com necessidades físicas e emocionais, logo quando se consegue equilibrar o emocional do paciente o processo de reabilitação física torna-se mais receptivo e o organismo responde de maneira positiva aos estímulos e exercícios impostos ao corpo. Portanto, reabilitar é entender e compreender todas as necessidades sofridas pelo ser humano a partir de uma lesão ou doença que o limite fisicamente, pois o ser humano não se trata de um seguimento e sim de uma unidade funcional.

Prevenção x reabilitação (cura), sua preferência e por quê?
É difícil separar essas duas áreas por preferência, acredito que o futuro da saúde esta na prevenção, na longevidade e com uma maior qualidade de vida e assim não sofrendo tanto com as “mazelas” e displicências que nos submetemos diariamente e outros por falta de orientação mesmo, mas a reabilitação ela tem seu lugar de destaque nesta longevidade também, pois o que seria daquele que por um motivo ou outro perdeu seus movimentos?  A reabilitação neste e outros processo similares são de suma importância.

Sem mais o que acrescentar nesta perfeita entrevista cabe a nós apenas agradecer a Alípio pela sua gentileza em nos concedê-la e desejar-lhe cada vez mais sucesso em sua vida.

Para entrar em contato com Alípio siga-o no seu twitter: @alipiofisio e em seu blog: http://www.alipiofisio.com.br/

Continuem acompanhando o trabalho do Conexão Fisio que logo terão mais entrevistas.

E para finalizar ressaltamos as seguintes palavras de nosso entrevistado: 

“cada paciente que me procura aqui no CIF Manual (Centro Integrado de Fisioterapia Manual) não o vejo como um seguimento apresentando uma disfunção e sim um ser humano com necessidades físicas e emocionais”

Não tratamos braços ou pernas, tratamos pessoas que muitas vezes necessitam de uma conversa amiga, alguém que a ouve para se sentir melhor.

2 comentários:

  1. Parabéns a conexão por entrevistas como essa acima em escolher profissionais que se destacam na região e com muito conhecimento para repassar ao leitores deste blog.

    ResponderExcluir
  2. pô cada dia me surpreendo com o Alipio Jr. um exemplo a ser seguido. Tuas respostaas me trazem ainda mais forças, apesar de ser um fisioterapeuta hj não ser nada facil. #ACREDITA!

    ResponderExcluir