quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Olá amigos, vamos falar hoje da espondilite anquilosante.


A espondilite anquilosante (EA), é a inflamação de uma ou mais vértebras. A EA é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações entre as vértebras da coluna, e as articulações entre a coluna e a pelve. Pode ocasionalmente fazer com que as vértebras afetadas se juntem ou cresçam juntas.

A causa específica desta doença é desconhecida, mas fatores genéticos parecem interferir.
A doença começa com dores intermitentes no quadril e/ou dores nas costas (parte inferior), que são piores à noite ou após inatividade. As dores começam na articulação sacroilíaca e pode evoluir até a coluna lombosacral e torácica. Os sintomas podem piorar, diminuir ou parar em qualquer estágio.
Com a progressão da doença, a deterioração do osso e da cartilagem pode levar à fusão na coluna ou nas articulações periféricas, afetando assim a mobilidade.
A doença pode ser extremamente dolorosa e grave.





O coração, os pulmões e os olhos também podem ser afetados, causando cansaço, perda de apetite e peso e pode ter anemia.



O diagnóstico da doença é baseado no conjunto de sintomas e no raio x da coluna e das juntas afetadas. O médico faz um histórico e a examina as costas (procurando por espasmos musculares, com atenção para a postura e mobilidade) e examinará as outras partes do corpo, procurando pelas evidências da espondilite anquilosante.
A doença começa mais freqüentemente entre os 20 e 40 anos de idade, mas pode começar até mesmo antes dos 10 anos. Afeta mais homens que mulheres, numa proporção de 5 homens para 1 mulher.
Os fatores de risco incluem casos de espondilite anquilosante na família e o sexo masculino.

TRATAMENTO

Embora não exista cura para a doença, o tratamento precoce adequado consegue tratar os sintomas - dor e inflamação, estacionar a progressão da doença, manter uma postura adequada.
O tratamento engloba o uso de medicamentos, fisioterapia, correção postural e exercícios, que deve ser adaptado a cada paciente.
No tratamento com medicamentos utilizam-se analgésicos para aliviar a dor e antiinflamatórios.




A cirurgia é utilizada com maior freqüência para restaurar os movimentos de juntas do quadril danificadas (artroplastia) e, raramente, para posicionar corretamente as costas ou o pescoço daqueles que se tornaram tão afetados pela doença, a ponto de não conseguirem olhar para frente, tendo dificuldades até para atravessar uma rua.





Vídeo sobre a ESPONDILITE ANQUILOSANTE, assistam...


Obrigado, e boa leitura!!



3 comentários:

  1. AOS ESPONDÍLICOS: O REMÉDIO QUE AJUDA VC DESDE O INÍCIO SE CHAMA HUMIRA (ADALIMUMABE)! PRESSIONEM SEU MÉDICO, ENTREM NA JUSTIÇA! O GOVERNO É OBRIGADO A TE DAR O REMÉDIO...O TRATAMENTO COM CORTICÓIDE SÓ MASCARA A DOENÇA....QUANDO CONSEGUE... O IMUNOSSUPRESSOR GARANTE A VOCÊ UMA VIDA NORMAL, E SE JÁ TEM SEQUELAS, EVITA QUE NOVAS APAREÇAM! NÃO SEJAM PASSIVOS, AS VEZES TEMOS QUE LUTAR PELO NOSSO BEM ESTAR! USO O MEDICAMENTO HÁ 2,5 ANOS E NUNCA MAIS TIVE UMA CRISE! :)
    P.S.: EVITEM OS ANALGÉSICOS...ELES DESMODULAM SEU SISTEMA NERVOSO E FAZEM VC SENTIR AINDA MAIS DORES!!!!

    ResponderExcluir
  2. p.s.: achei o vídeo muito chocante...só serve para deprimir ainda mais quem acabou de descobrir a doença....é assustador...desnecessário...esclarecimento é bom, mas não precisa de tanto terrorismo! existem muitos medicamentos para frear a evolução da doença...ninguém mais precisa ser vítima....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sera que nao é melhor viver com as sequelas da ea do adquirir cancer por causa do humira pois o corpo fica sussetivel a turberculose ¨infecçoes¨e a leucemia

      Excluir