sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hebert, exemplo de superação

 “Quando tá escuro e ninguém te ouve, quando chega a noite e você pode chorar,  há uma luz no túnel dos desesperados, há um cais de porto pra quem precisa chegar.” Assim canta Hebert Vianna em Lanterna dos Afogados.
 O vocalista da banda Paralamas do Sucesso é um exemplo de superação e determinação. Em fevereiro de 2001 o cantor sofreu um acidente com seu ultraleve em Angra dos Reis; Hebert sofreu traumatismo cranioencefálico, lesões na base dos dois pulmões e teve uma vértebra esmagada cujo fragmento atingiu sua medula, deixando-o paraplégico. Sua esposa faleceu imediatamente.
Hebert chegou ao hospital em coma, com Glasgow de 4, evoluindo para 13 na escala, no dia 28/02. No dia do acidente ele fez uma cirurgia no cérebro para instalação de um dreno e no dia 07, terceiro dia de internação, fez outra cirurgia para a retirada de cerca de 5 cm de tecido cerebral necrosado. Foi feita também uma traqueostomia, desta forma ele teve suas cordas vocais preservadas.
Entre os dias 16 a 21 de julho de 2001, Hebert foi avaliado no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, e de acordo com os exames o cantor se encontrava paraplégico, porém com resposta dos músculos da coxa.
Os Paralamas do sucesso fizeram seu primeiro show após o acidente no dia 24/09/2002, para o Fantástico. Hoje continuam encantando a todos com seu potencial musical incomparável e com a história de superação de seu vocalista. Hebert Vianna continua fazendo shows com a banda, hoje em uma cadeira de rodas. A cadeira não foi uma limitação, apenas um mero objeto que passou a fazer parte da imagem de Hebert e da banda. Hebert provou que as limitações estão apenas na mente de cada um.
A determinação de Hebert foi uma das coisas mais importantes em sua reabilitação e que sua historia sirva de exemplo para todos.

Por Alessandro Santos

2 comentários: