domingo, 6 de maio de 2012

Aumento da alergia ao metal causada pela artroplastia metal-metal do quadril e inflamação peri-implante T-linfocítica

            Pesquisadores europeus, Thomas e colaboradores, divulgaram na revista Allergy (2009), um estudo com pacientes que foram submetidos a uma artroplastia total de quadril mal sucedida, e com inflamação mediada por linfócitos T ao redor da prótese, apresentavam taxas elevadas de alergia a metais.
                O desgaste das superfícies articulares ainda é o fator limitante mais importante para uma função durável de uma articulação artificial. A deterioração das articulações do quadril pode levar a sintomas como dificuldade ao caminhar, rigidez ou dor. Quando os sintomas não respondem ao tratamento conservador, os pacientes podem ser aconselhados a sofrer artroplastia total do quadril. Os pacientes podem receber um implante “metal-metal" de quadril em que a "bola e soquete" do dispositivo são feitas de metal.  O uso de próteses de metal abrasivo produz partículas de metal. Quando estas entram em contato com o tecido adjacente, podem causar uma reação granulomatosa do tipo corpo-estranho que acaba por levar à reabsorção óssea e à perda dos implantes. A utilização de próteses com interface metal-metal reduziu muito este tipo de complicação, mas a alergia pode ainda ter uma contribuição importante.
Dessa forma o artigo objetivou, com base na descrição de DTH observada em alguns pacientes com implantes metal-metal que fizeram revisão das próteses, se tal hipersensibilidade poderia está ligada à liberação de partículas (íons metálicos) dos implantes além da inflamação ao redor do implante com presença de granulomas pelas partículas de tais metais. Ao todo participaram 16 pacientes que fizeram cirurgia revisional.
A cirurgia revisional foi realizada por causa da: (i) dor: 8/16 (ii) osteólise: 4/16 (iii) luxação: 3/16 e (iv) afrouxamento da haste: 1/16. O grupo dos pacientes é composto por 8 homens e 8 mulheres com idades entre 52-83 anos. Para investigar melhor, os pesquisadores avaliaram amostras de tecido e de sangue dos 16 pacientes e foram utilizados 12 pacientes como controles saudáveis e não-alérgicos (5 mulheres e 7 homens com idades entre 25-76 anos).
 Exames histológicos foram realizados pela fixação da cápsula articular peri-implante. O Teste de Patch foi realizado para 26 alérgenos mais cobalto, cromo, níquel, manganês e molibdênio. A medição de IgE foi realizado pelo método de ELISA para presença de pêlo de gato, pó de casa, látex natural, dois tipos de ácaros e dois tipos de grão de pólen. O teste de transformação linfocitária (LTT) foi realizado para cálculo do índice de estimulação. Os resultados gerais são abordados
Todos os pacientes apresentaram um infiltrado inflamatório com predomínio de linfócitos adjacente à prótese. Três casos mostraram morfologicamente a imagem de metalose. A sensibilidade ao metal foi demonstrada em 13 pacientes (81%) e 11 apresentaram reações alérgicas positivas ao metal nos testes cutâneos de sensibilidade (teste de Patch). Sete deles apresentavam sensibilidade ao cobalto, sete ao cromo e quatro ao níquel. Cinco pacientes apresentavam história de alergia cutânea ao metal e atopia foi observada em quatro deles. A 25% de atopia é semelhante à encontrada entre a população geral da Europa Central.
Embora a taxa global de insucesso de artroplastia metal-metal induzida por alergia é considerada baixa e o número de casos até agora são pequenos, o estudo revela a necessidade de histórico de alergias (notadamente os metais Co, Cr e Ni neste caso específico) no pré-operatório e poderá ajudar a caracterizar melhor os indivíduos sob maior risco de apresentar uma artroplastia mal sucedida por razões alérgicas.
 
 
Thomas,P. et al. Increased metal allergy in patients with failed metal-on-metal hiparthroplasty and peri-implant T-lymphocytic inflammation. Allergy: 64, p.1157-1165, 2009. 


Túlio Cesar esta Cursando Biotecnologia, 7º semestre, pela UFBA e estará conosco postando para o blog. O Conexão Fisio lhe deseja boas vindas e agradece a confiança no nosso projeto.

Um comentário: