sexta-feira, 4 de maio de 2012

A FISIOTERAPIA NOS DIVERSOS MOMENTOS DA VIDA

Joana resolveu engravidar e antes disto procurou um fisioterapeuta para um fortalecimento de seu assoalho pélvico, coisa que facilitaria na hora do parto. Ao longo da gravidez continuou freqüentando o Fisio para reduzir alguns dos desconfortos gerados pela mesma; ao 4º mês de gravidez resolveu que seu parto seria uma cesariana e com isto o fisioterapeuta passou a preparar o seu abdome para a incisão cirúrgica. No 8º mês foi necessário fazer o parto já que mãe e bebê corriam sérios riscos. O parto foi um sucesso e Joana não teve nenhuma complicação. 
A pequena Beatrice, filha de Joana, por ter nascido prematura, precisou ser levada a uma UTI neonatal. Durante o tempo que Bia ficou na UTI sempre havia um fisioterapeuta acompanhando-a e em poucas semanas ela já podia ir pra casa.  Como conseqüência do parto, Bia ficou com um discreto atraso em seu DNPM o que a obrigou a freqüentar um fisio desde cedo. Cresceu forte e saudável.
Certo dia, em uma de suas brincadeiras no quintal de sua casa, caiu e teve uma fratura de úmero, levada ao hospital foi imobilizada e depois de alguns dias de imobilização foi liberada para a fisioterapia; mais uma vez seu melhor amigo foi este profissional. Bia cresceu, tornou-se adolescente e, como toda mulher, preocupada com sua estética, procurou um fisioterapeuta, fez tratamentos para estrias e celulites, drenagem linfática e outras coisas mais.
Bia se transformou em uma excelente jogadora de futebol e neste mundo dos esportes teve algumas contusões, facilmente resolvidas pelo fisioterapeuta do clube. Ela resolveu estudar e se formou em Fisioterapia, queria também utilizar suas mãos para curar e trazer alentos á outras pessoas.
Joana e Bia na verdade não existem. Bia representa a todos que se apaixonaram pela fisioterapia em algum momento da sua vida e por isto se tornaram e se tornarão excelentes profissionais que irão passar por suas mãos muito mais que força, cura e alento, irão passar para todos o amor de seu toque.
Esta história serve apenas para mostrar o quanto um fisioterapeuta pode estar presente na vida de uma pessoa e o quão esta presença é importante para o paciente, pensem nisto.

Por: Alessandro Santos

2 comentários: