sábado, 6 de agosto de 2011

SÍNDROME DO PIRIFORME

             
Definição:

É a consequência da compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme na sua saída da pelve para a região glútea.
O piriforme é um músculo pequeno e profundo, em formato de pêra, originando-se na face anterior do sacro, insere-se no trocanter maior do fêmur e tem como função a rotação externa da coxa.
O nervo ciático passa debaixo deste músculo, mas em algumas pessoas (10%) ele passa através dele, o que aumenta a predisposição para a síndrome.
O termo SÍNDROME DO PIRIFORME foi usado pela primeira vez por Robinson, em 1947. Ele chamou-a de síndrome porque listou 6 achados que compunham o quadro clínico.
  1. História de trauma na região sacro-ilíaca e glútea;
  2. Dor na região sacro-ilíaca, escoltadura ciática maior e piriforme que desce para a coxa e provoca dificuldades de caminhar;
  3. Aumento da dor quando o paciente que estava sentado fica em pé;
  4. Aumento palpável e doloroso de volume;
  5. Dor ao elevar o membro inferior com o joelho estendido e o paciente deitado de costas ( sinal de Lasegue);
  6. Atrofia glútea, dependendo da duração dos sintomas.
O "teste do piriforme" ´de grande valor diagnóstico e consiste em resistir à rotação lateral do quadril. É positivo quando o paciente refere dor. Podem também ser solicitados, dependendo do caso, exames complementares como ressonância magnética, ultrassonografia, radiografia e eletroneuromiografia.

Caso o nervo ciático esteja muito irritado ou inflamado, o tratamento inicial pode ser calor superficial, tens, iontoforese, laser, repouso e analgésico. Um leve estiramento pode ser realizado posteriormente em posição de decúbito lateral ou em posição sentada. Os exercícios de contrair-relaxar realizados em decúbito ventral também são efetivos no relaxamento do músculo piriforme (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva). Os estiramentos realizados pelo próprio paciente também são de grande importância ao tratamento. A massagem de fricção transversa profunda também é efetiva no tratamento da tensão do músculo piriforme.





Alguns exercícios:


 
Por Heitor  Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário