quinta-feira, 10 de março de 2011

Power Balance, mito ou verdade?

  Olá caros leitores do CONEXÃO FISIO, hoje vamos falar de um assunto que está invadindo jornais, revistas, sites, etc. A utilização da PULSEIRA DO EQUILÍBRIO. Como não temos opinião formada a respeito, já que não tivemos oportunidade de testá-la, este post traz relatos prós e contra as mesmas, retirados em alguns sites; deixamos para você, amigo leitor, decidir se elas funcionam ou não.



Segundo o site Pulseira Equilíbrio: “a função da Pulseira do Equilíbrio Power Balance é estimular e estabelecer a sua energia natural de forma a conseguir que o seu corpo adquira uma estabilidade e resistência acima da que normalmente sente. [...] o que interessa é melhorar a sua capacidade física e mental.”
Por sua vez, o site da empresa diz o seguinte: Power Balance é um acessório esportivo desenvolvido por um processo especial, baseado nas filosofias orientais e holísticas. Power Balance é um estilo de vida!”
O site Ceticismo Aberto traz um artigo intitulado “Pulseira do equilíbrio”, Power Balance não funcionam, onde traz argumentos contra a mesma como se pode ver:
“Um estudo com 79 voluntários na Faculdade de Ciências de Atividade Física da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, demonstrou que as pulseiras Power Balance não têm qualquer efeito sobre nosso equilíbrio. Comandado por Jesús Javier Rojo, médico e professor, o estudo envolveu estudantes e duas provas de equilíbrio, com e sem a pulseira, que foram fornecidas pela própria companhia que as vende. Aqui está o detalhe importante: foi um estudo duplo-cego, onde nem os estudantes nem os realizadores do experimento sabiam quais pulseiras continham os hologramas quânticos e quais os tinham removidos. Isso só seria descoberto depois. Os testes de equilíbrio foram de apoio monopodal e Romberg forçado, e ‘uma vez terminada a tomada de dados, realizou-se um estudo estatístico para ver se havia efeito em ostentar a pulseira com ou sem o holograma ou se o efeito, se existisse, seria placebo’. Os resultados indicam que a pulseira não tem nenhum efeito”, conclui Rojo em declaração ao jornal El País.”
O assunto é controverso e divide opniões divergentes, de um lado os vendedores afirmando sua eficácia e alegando sua comprovação em testes feitos sem nenhum critério científico  que os possa validar; de outro lado uma série de pessoas que dizem que estas pulseiras tem apenas um efeito placebo e são apenas mais um produto para conquista de mercado e de lucros, já que uma pode ser vendida por até R$120,00..
Ainda no site da Power Balance no Brasil traz em uma nota o seguinte: “Reforçamos que nosso marketing é voltado para a comercialização de um acessório esportivo”. Em nenhum momento o site da mesma faz alusão á algo milagroso ou imensamente inovador, mostrando ser apenas “um acessório esportivo, [...] baseado nas filosofias orientais e holísticas. 
Em um rápida pesquisa no twitter todos os usuários que responderam mostraram-se céticos á esta pulseira. E você o que acha? Deixe seu comentário  respondendo se acredita ou não no poder destas pulseiras e o porquê de sua resposta.

Obrigado pela atenção e até o próximo post.




Um comentário:

  1. Achei muito interesante o post. Conheço algumas pessoas que me relatam aumento no equilíbrio após o uso dessa pulseira. Sempre tive vontade de testar.

    ResponderExcluir