segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como escolher a mochila escolar pro seu filho


Volta ás aulas! Crianças de volta ás escolas, brincando, estudando, contando as novidades para os amiguinhos. Volta-se também um grande problema, o das mochilas extremamente pesadas. Antes de arrumar a mochila de seus filhos, você que é mãe ou pai, deve atentar para alguns detalhes e é por isto que levantamos este tema hoje no Conexão Fisio.

O excesso de peso das mochilas reduz o espaço entre as vértebras, comprimi as raízes nervosas, e pode contribuir para o aparecimento da hérnia de disco e por isto algumas dicas devem ser levadas em conta. Veja abaixo:

O peso da mochila deve ser no máximo de 10% do seu peso corporal; 

As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma nos ombros;

As tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo;

A largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança e não deve ultrapassar sua cintura;
Crianças menores devem usar malas ou mochilas com rodinhas;

Em mochilas de rodinhas é importante escolher uma peça com puxador adequado para a altura da criança;

O ideal é que as escolas disponibilizem a cada um dos alunos um armário onde possa guardar seus livros, cadernos e demais materiais, levando para casa apenas aqueles necessários para fazer o dever de casa. Se a escola de seu filho não possui estes armários comece hoje mesmo a fiscalizar o que ele coloca na mochila, a coluna dele lhe agradecerá mais tarde.


8 comentários:

  1. OMG. Minha mochila era sempre MUITO pesada levava livros, cadernos... E na minha mão ia meu fichário, sempre cheio de coisas e pesado. Ótima dica, Sempre ouvia falar de excesso de peso nas mochilas, mas nunca procurei saber os riscos que eu corria. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o excesso nas mochilas causam danos terriveis a coluna ... lembro do meu tempo de colegial uma mochila super pesada cheia de livro e cadernos acho q tinha mais de 10% do meu peso rss ... mas hoje tem as mochilas com rodinhas que aliviam ,mas tb devem estar de olho com o tamanho do puxador da mochila se é curto d+ para a criança para não provocar outros tipos de lesões ...

    ResponderExcluir
  3. Paula, mesmo com rodinhas é necessário ter cuidados ao manuseá-las, dizem os especialisats que a melhor forma de carregá-las é empurrando, á frente do corpo e não pouando, como a maioria das crianças fazem, fica a dica

    ResponderExcluir
  4. olá minha pequena de 2 anos vai começar a ir para escoal e gostaria de saber qual é a mochila certa para ela,sabendo que dentro dela irá os seguintes itens:creme dental e escova,agenda,garrafinha com suco e lanche,toalhinha para meranda e toalha para tomar banho,um conjunto de roupas extras e uma sabonte liquido e pomada para assaduras e no máximo 3 fraldas descartavéis

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos, olá !!! No caso do uso de mochila por parte das crianças em fase de desenvolvimento, e/ou na fase escolar, é uma assunto um tanto quanto contraditório. Para muitos especialistas em ergonomia ou ortopedia, os mesmos as vezes defendem pontos de vista diferentes, porém o desfecho é sempre o mesmo, ou seja, " Prevenir complicações associadas ao sobre-peso no uso da mochila escolar".
    O mais importante em tudo isso é saber orientar bem, mas muito bem a criança, ex: Primeiro: evite adicionar a mochila material de uso desnecessário para aquele respectivo dia da semana (como livros e cadernos). Segundo: utilizar a mochila na parte da frente do corpo seria a forma mais adequada. Quando utilizada nas costas, é necessário que a mochila fique muito bem acoplada as costas da criança, mantendo a alça da mochila sempre bem fixada ao corpo. Terceiro: o uso de rodinhas na forma de maleta é muito indicado devido a excelente distribuição de peso, porém a distância entre a "pegada" e a haste da mochila deve ser bem regulada para evitar postura defeituosa, principalmente com um quadro de rotação. Intercalar os braços que carregam a mochila-maleta, uso de rodas maiores para facilitar o rolamento e manter uma distância conveniente entre mão e haste da maleta-mochila sem que haja alteração postural é de grande importância.
    Como cada caso é um caso em particular, o melhor caminho e mais indicado em caso de dúvida seria uma consulta junto ao fisioterapeuta, afim que o mesmo avalie diretamente o perfil corporal do seu filhos, a presença de desvios a nível de coluna, para que assim seja indicado a melhor forma de uso da mochila escolar.
    " Tratar um problema é caro, demorado e em alguns casos doloroso... investir na prevenção é o caminho."
    Att,
    Ft. Cristian Coutinho
    Editor do Blog Conexão Fisio.

    ResponderExcluir
  6. A na minha escola nem tem armarios so que os livros fica la e eu levo pra fazer liao de casa mais tem mts coisas la dentro lanche etc... e tbm nao tem espaço pra por armarios ai quando e o dia pra gente estudar pra prova levamos a mochila nas cotas cheios de coisas eu tenho 12 anos no 5 ano minha amiga larissa 10 anos a unica da sala leva mochila de rodinha eu nao a marie nao a stella nao e a leticia deficienti nao tem 14 anos a stella e a marie tem a mesma idade que a lari.














    Mais precisa naum fui Bjus

    ResponderExcluir
  7. A minha mochila é muito pesada , mais ano que vem eu vou comprar mochila com rodas e puxador para facilitar!

    ResponderExcluir