quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Câncer no homem pede séria prevenção

Olá amigos, hoje trazemos aos leitores do Conexão Fisio um tema pouco visto por muitos brasileiros, mas que acomete boa parte da população masculina - O CÂNCER DE PÊNIS.

Água e sabão pelo menos uma vez no dia. Essa é a receita simples usada por vários médicos urologistas brasileiros para combater o câncer de pênis, que apesar de rara em todo o mundo, tem uma incidência muito alta no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de próstata, bexiga e rins.

Segundo dados levantados no I Estudo Epidemiológico de Prevenção do Câncer de Pênis, realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia, o nordeste e Sudeste são as regiões mais afetadas concentrando respectivamente 41,91% e 40,44% dos casos. A mesma pesquisa mostrou que a doença acomete pacientes de renda baixa, de cor branca, moradores das respectivas regiões, sem hábitos de higiene íntima e que demoram a procurar assisntência médica especializada ao notar feridas no pênis. Mais de 81,62% dos casos de câncer de pênis são diagnosticados em homens com mais de 46 anos.

Em Goiás, a cada 45 dias aparece um caso de câncer de pênis, o que leva aos goianos a ficarem atentos à higiene genital e realizar exames periódicos sobre as condições do pênis.

Entre os sintomas da doença estão ferimentos e caroços que não desaparecem após tratamento e que apresentam secreções e mau cheiro, vermelhidão ou coceiras duradouras na glânde (cabeça do pênis) de portadores de fimose (quando a glânde é coberta por pele), manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação, surgimento de tumores no pênis ou na virilha.

O urologista explica que a retirada da pele da extremidade do pênis facilita, e muito, a higienização local. A própria roupa quando o homem é circunciado ajuda na limpeza da área. Parar de fumar ou diminuir o número de cigarros é outra recomendação.

Tratamento doloroso: nos casos mais avançados da doença, que formam a maioria nos consultórios e hospitais, o tratamento mais comum é a amputação do órgão genital, onde dados levantados pelo Data/SUS mostrou que nos ultimos cinco anos aumentou 10% a amputação do órgão genital como tratamento do câncer de pênis. Esse número leva a SBU a acreditar que o país esteja em segundo lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas da África.

Prevenção desde a infância: a prevenção do câncer de pênis é a mais simples e indolor entre todos os tipos de câncer. Além da higiene diária do órgão genital, os médicos aconselham os pais à submeterem os filhos à postectomia, também conhecida como cirurgia de fimose. Apesar de ter origem ainda desconhecida, existe uma forte associação entre a presença do prepúcio e o desenvolvimento da doença.

“O importante é que todo homem que chega aos 45 anos saiba que tem que procurar um médico urologista para fins de prevenção. Se antes dessa idade notar feridas no órgão genital ou qualquer sintoma anormal, o paciente deve procurar ajuda médica. A prevenção ainda é o melhor remédio para essa e tantas outras doenças”, ensina o presidente da SBU-MA, Eduardo de Castro Ferreira.

Um comentário:

  1. Parabéns pela materia, a acredito que a informação seja a melhor arma no combate ao câncer.

    ResponderExcluir