sábado, 25 de setembro de 2010

Prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção”

O Ministério da Saúde premiou os 10 municípios que apresentaram as melhores práticas na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. A entrega dos prêmios aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho, em Brasília, durante o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DSTs e AIDS.
O município de Tupanciretã ficou em segundo lugar na premiação. A iniciativa premiada é de autoria da fisioterapeuta Themis Goretti Moreira, que coordena o Centro de Atendimento ao Educando – CAE/Tupanciretã e UNICRUZ. O projeto vencedor é desenvolvido na comunidade escolar do município pelos acadêmicos da disciplina de Fisioterapia na Promoção e Prevenção à Saúde – 2º período do Curso de Fisioterapia –; em parceria com a 9ª. Coordenadoria Regional de Saúde; a 9ª. Coordenadoria Regional de Educação; as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Desporto de Tupanciretã-RS; a Câmara Municipal de Vereadores;  e o Grupo Gestor Municipal.
O Prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção” foi criado pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (PN-DST/AIFD), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e ao Ministério da Saúde. A ação é uma estratégia de Saúde que objetiva aproveitar as potencialidades oferecidas pelos municípios brasileiros e consolidar o sistema de saúde universal, aliando crescimento e sustentabilidade às tecnologias de prevenção centradas na busca de qualidade de vida.
 A premiação também contou com a entrega do selo, que tem o objetivo de estimular e fortalecer o engajamento dos municípios brasileiros nas políticas públicas nacionais de saúde sexual e saúde reprodutiva, a fim de promover a descentralização da Gestão em Saúde e reconhecer as iniciativas das cidades para a prevenção das DST/HIV/AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário